VOLTA ÀS AULAS

Fevereiro é o mês de volta às aulas e junto com ele separamos algumas dicas importantes de organização de quartos infantis. Para ajudar no bom desempenho escolar, um ambiente de estudos organizado é fundamental. 

Primeiramente, as áreas do quarto devem ser setorizadas, para não misturar brinquedos com livros e cadernos e sobrecarregar o espaço de estudo da criança. Não é desejável, também, que esses brinquedos fiquem no campo de visão da criança, para não desviar o seu foco na hora dos estudos.  Dessa forma, nichos e prateleiras são uma ótima solução, pois além de ajudar na organização, liberam espaço e circulação. 

Para organizar esses armários, é importante separar os livros e cadernos novos dos antigos, a fim de que se possa descartar os que não serão mais usados. Mas, ATENÇÃO! Guarde algumas revistas e livros antigos, pois seu filho pode precisar para recortes!

Outro item importante é a bancada de estudos, a qual deve possuir a altura ideal compatível com a idade e altura do seu filho e ser regulável para permitir sua alteração com o passar dos anos da criança, assim como a cadeira. Para crianças de 4 a 6 anos o ideal é um assento de 3,10 m e uma bancada de 5,30 m de altura, enquanto para crianças de 8 a 11 anos, recomenda-se assentos de 3,80 m de altura e uma bancada com 6,40 m.  Como material, indica-se o MDF por ser de fácil limpeza e manutenção.

Além disso, gaveteiros são muito indicados, pois organizam o ambiente. Para a cadeira, indica-se que seja com apoio para o braço e rodízio, uma vez que são mais confortáveis e contribuem para a postura adequada.

A influência da luz e cor no quarto é outro ponto importante. A bancada deve estar posicionada perto da janela, para aproveitar a luz solar e a iluminação deverá ser em LED em pontos estratégicos, com luz direta. Iluminações gerais no quarto também podem ser adicionadas. As cores utilizadas devem ser, preferencialmente, claras, já que tons escuros podem prejudicar na concentração das crianças.

Por último, é importante destacar algo fundamental. Mobiliários baixos e da altura da criança são importantes para que ela desenvolva a autonomia de sempre guardar seus brinquedos e materiais, mantendo, assim, seu quarto organizado. Dessa forma, ela terá, desde pequena, a consciência de que é, também, responsável por manter seu ambiente limpo e bem organizado.

YOUR COMMENT